Monday 23 April 2018

Porter opções genéricas de estratégia com o exemplo


Opções de estratégia genérica da Porter com o exemplo
A posição relativa de uma empresa dentro de sua indústria determina se a rentabilidade de uma empresa está acima ou abaixo da média da indústria. A base fundamental da lucratividade acima da média a longo prazo é a vantagem competitiva sustentável. Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação. Os dois tipos básicos de vantagem competitiva combinados com o escopo de atividades para as quais uma empresa busca alcançá-los, levam a três estratégias genéricas para atingir o desempenho acima da média em uma indústria: liderança de custos, diferenciação e foco. A estratégia de foco tem duas variantes, foco de custo e foco de diferenciação.
1. Liderança de custo.
Na liderança de custos, uma empresa pretende tornar-se o produtor de baixo custo em sua indústria. As fontes de vantagem de custos são variadas e dependem da estrutura da indústria. Eles podem incluir a busca de economias de escala, tecnologia proprietária, acesso preferencial a matérias-primas e outros fatores. Um produtor de baixo custo deve encontrar e explorar todas as fontes de vantagem de custos. Se uma empresa puder atingir e manter a liderança global de custos, então será um desempenho acima da média em sua indústria, desde que possa comandar os preços na média da indústria ou perto dela.
2. Diferenciação.
Numa estratégia de diferenciação, uma empresa procura ser única em sua indústria em algumas dimensões que são amplamente avaliadas pelos compradores. Ele seleciona um ou mais atributos que muitos compradores de uma indústria consideram importantes e posiciona-se exclusivamente para atender a essas necessidades. É recompensado por sua singularidade com um preço premium.
A estratégia genérica de foco se baseia na escolha de um escopo competitivo estreito dentro de uma indústria. O foco seleciona um segmento ou grupo de segmentos na indústria e adapta sua estratégia para atendê-los à exclusão de outros.
A estratégia de foco tem duas variantes.
(a) No foco de custo, uma empresa procura uma vantagem de custo em seu segmento-alvo, enquanto que em (b) foco de diferenciação, uma empresa busca diferenciação em seu segmento-alvo. Ambas as variantes da estratégia de foco retem as diferenças entre o segmento-alvo de um foco e outros segmentos da indústria. Os segmentos-alvo devem ter compradores com necessidades incomuns ou o sistema de produção e entrega que melhor atende o segmento-alvo deve ser diferente do de outros segmentos da indústria. O foco de custo explora diferenças no comportamento de custos em alguns segmentos, enquanto o foco de diferenciação explora as necessidades especiais dos compradores em certos segmentos.

Opções de estratégia genérica da Porter com o exemplo
Se o determinante primário da rentabilidade de uma empresa é a atratividade da indústria em que ela opera, um importante determinante secundário é a sua posição dentro dessa indústria. Mesmo que uma indústria possa ter uma rentabilidade abaixo da média, uma empresa que está posicionada de forma otimizada pode gerar retornos superiores.
Uma empresa se posiciona alavancando seus pontos fortes. Michael Porter argumentou que os pontos fortes de uma empresa caíram em um dos dois títulos: vantagem de custos e diferenciação. Ao aplicar essas forças em um alcance amplo ou estreito, três estratégias genéricas resultam: liderança de custos, diferenciação e foco. Essas estratégias são aplicadas no nível da unidade de negócios. Eles são chamados de estratégias genéricas porque não são firmes ou dependentes da indústria. A tabela a seguir ilustra as estratégias genéricas de Porter:
Estratégias genéricas de Porter.
Estratégia de Liderança de Custos.
Esta estratégia genérica exige ser o produtor de baixo custo em uma indústria para um determinado nível de qualidade. A empresa vende seus produtos, quer a preços médios da indústria, para obter um lucro superior ao dos rivais, ou abaixo dos preços médios da indústria para ganhar participação no mercado. No caso de uma guerra de preços, a empresa pode manter uma certa rentabilidade enquanto a concorrência sofre perdas. Mesmo sem uma guerra de preços, à medida que a indústria amadurece e os preços diminuem, as empresas que podem produzir mais barato continuarão rentáveis ​​por um longo período de tempo. A estratégia de liderança em custos geralmente visa um mercado amplo.
Algumas das maneiras como as empresas adquirem vantagens de custo são melhorando a eficiência do processo, obtendo acesso exclusivo a uma grande fonte de materiais de menor custo, fazendo decisões ideais de terceirização e integração vertical ou evitando alguns custos. Se as empresas concorrentes não conseguem reduzir seus custos em um montante similar, a empresa poderá sustentar uma vantagem competitiva com base na liderança de custos.
As empresas que conseguem a liderança de custos geralmente possuem os seguintes pontos fortes internos:
Acesso ao capital necessário para fazer um investimento significativo em ativos de produção; Este investimento representa uma barreira à entrada que muitas empresas podem não superar.
Habilidade na concepção de produtos para uma fabricação eficiente, por exemplo, com uma pequena contagem de componentes para encurtar o processo de montagem.
Alto nível de experiência em engenharia de processos de fabricação.
Canais de distribuição eficientes.
Cada estratégia genérica tem seus riscos, incluindo a estratégia de baixo custo. Por exemplo, outras empresas podem também baixar seus custos. À medida que a tecnologia melhora, a concorrência pode superar as capacidades de produção, eliminando assim a vantagem competitiva. Além disso, várias empresas que seguem uma estratégia de foco e visando vários mercados estreitos podem conseguir um custo ainda menor dentro de seus segmentos e, como um grupo, ganhar uma participação de mercado significativa.
Uma estratégia de diferenciação exige o desenvolvimento de um produto ou serviço que ofereça atributos únicos valorizados pelos clientes e que os clientes percebam ser melhores ou diferentes dos produtos da competição. O valor adicionado pela singularidade do produto pode permitir que a empresa cobra um preço premium por ele. A empresa espera que o preço mais alto cobrirá os custos adicionais incorridos na oferta do produto único. Devido aos atributos únicos do produto, se os fornecedores aumentarem seus preços, a empresa poderá superar os custos para seus clientes que não conseguem encontrar produtos de substituição facilmente.
As empresas que conseguem uma estratégia de diferenciação geralmente possuem as seguintes forças internas:
Acesso a pesquisas científicas líderes.
Equipe de desenvolvimento de produtos altamente qualificada e criativa.
Equipe de vendas forte com a capacidade de comunicar com êxito os pontos fortes percebidos do produto.
A reputação corporativa de qualidade e inovação.
Os riscos associados a uma estratégia de diferenciação incluem imitação de concorrentes e mudanças nos gostos dos clientes. Além disso, várias empresas que perseguem estratégias de foco podem conseguir uma diferenciação ainda maior em seus segmentos de mercado.
A estratégia de foco concentra-se em um segmento estreito e dentro desse segmento tenta alcançar uma vantagem de custo ou diferenciação. A premissa é que as necessidades do grupo podem ser melhor atendidas concentrando-se inteiramente nela. Uma empresa que usa uma estratégia de foco geralmente goza de um alto grau de fidelização de clientes, e essa lealdade retratada desencoraja outras empresas de competir diretamente.
Devido ao seu foco de mercado estreito, as empresas que seguem uma estratégia de foco têm volumes menores e, portanto, menos poder de barganha com seus fornecedores. No entanto, as empresas que buscam uma estratégia centrada na diferenciação podem passar a custos mais altos para os clientes, já que produtos de substituição próximos não existem.
As empresas que conseguem uma estratégia de foco são capazes de adaptar uma ampla gama de pontos fortes de desenvolvimento de produtos a um segmento de mercado relativamente estreito que eles conhecem muito bem.
Alguns riscos de estratégias de foco incluem imitação e mudanças nos segmentos alvo. Além disso, pode ser bastante fácil para um líder de custos de mercado amplo adaptar seu produto para competir diretamente. Finalmente, outros focos podem criar sub-segmentos que podem servir ainda melhor.
Uma combinação de estratégias genéricas.
- Preso no meio?
Essas estratégias genéricas não são necessariamente compatíveis entre si. Se uma empresa tentar obter uma vantagem em todas as frentes, nessa tentativa, ela não conseguirá nenhuma vantagem. Por exemplo, se uma empresa se diferenciar fornecendo produtos de muito alta qualidade, arrisca-se a minar essa qualidade se procura se tornar um líder de custos. Mesmo que a qualidade não sofresse, a empresa arriscaria projetar uma imagem confusa. Por este motivo, Michael Porter argumentou que para ser bem sucedido no longo prazo, uma empresa deve selecionar apenas uma dessas três estratégias genéricas. Caso contrário, com mais de uma única estratégia genérica, a empresa estará "presa no meio" e não alcançará uma vantagem competitiva.
Porter argumentou que as empresas que são capazes de ter sucesso em múltiplas estratégias geralmente o fazem criando unidades comerciais separadas para cada estratégia. Ao separar as estratégias em diferentes unidades com políticas diferentes e até culturas diferentes, uma empresa é menos propensa a se tornar "presa no meio".
No entanto, existe um ponto de vista de que uma única estratégia genérica nem sempre é melhor porque, dentro do mesmo produto, os clientes geralmente buscam satisfações multidimensionais, como uma combinação de qualidade, estilo, conveniência e preço. Houve casos em que produtores de alta qualidade seguiram fielmente uma única estratégia e sofreram muito quando outra empresa entrou no mercado com um produto de menor qualidade que melhor atendesse às necessidades gerais dos clientes.
Estratégias genéricas e forças industriais.
Essas estratégias genéricas têm atributos que podem servir para se defender contra as forças competitivas. A tabela a seguir compara algumas características das estratégias genéricas no contexto das cinco forças de Porter.
Estratégias genéricas e forças industriais.
Porter, Michael E., Estratégia Competitiva: Técnicas de Análise de Indústrias e Concorrentes.
Estratégia competitiva é a base para uma grande parte da estratégia empresarial moderna. Neste trabalho clássico, Michael Porter apresenta suas cinco forças e estratégias genéricas, em seguida, discute como reconhecer e agir nos sinais do mercado e como prever a evolução da estrutura da indústria. Ele então discute estratégia competitiva para indústrias emergentes, maduras, declinantes e fragmentadas. A última parte do livro cobre decisões estratégicas relacionadas à integração vertical, expansão de capacidade e entrada em uma indústria. O livro conclui com um apêndice sobre como realizar uma análise da indústria.
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Estratégias genéricas de Porter: baixo custo, diferenciado e foco.
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0:03 Low Cost, & hellip; 0:41 Strategic Advantage 2:09 Strategic Focus 3:11 Evite ser preso no & hellip; 3:53 Resumo da lição.
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Douglas tem dois mestrados (MPA e MBA) e atualmente está trabalhando em seu doutorado em Administração de Educação Superior.
Baixo Custo, Diferenciação e Foco.
O professor e estrategista de negócios, Michael Porter, escreveu o livro Competitive Advantage: Criando e mantendo o desempenho superior em 1985. Neste livro, Porter apresentou aos seus leitores a idéia de que as empresas seguem uma das quatro estratégias genéricas com base em seu objetivo estratégico e sua vantagem estratégica . Essas estratégias incluem:
Estratégia de liderança de custos Estratégia de diferenciação Estratégia de foco Liderança combinada em custos e estratégia de diferenciação.
Você pode dar uma olhada nesta matriz para entender o que o Google Porter estava sugerindo:
Vantagem estratégica.
De acordo com a Porter, as empresas poderiam encontrar uma vantagem estratégica ao buscar uma estratégia de baixo custo ou uma estratégia de diferenciação. Uma estratégia de baixo custo é quando uma empresa tenta oferecer produtos ou serviços que são comparáveis ​​aos seus concorrentes, mas a um custo menor. Você não precisa olhar além do seu Walmart local para ver um exemplo de uma estratégia de baixo custo. A estratégia do Walmart baseia-se em oferecer o menor custo.
A estratégia de baixo custo nem sempre é a melhor estratégia, e nem todas as empresas a utilizam. Uma empresa que faz isso com sucesso é a Apple. Se você já comprou um de seus produtos, talvez tenha percebido que foi significativamente mais caro do que um telefone, tablet ou computador similar. Para muitos clientes, a marca Apple é única e oferece benefícios importantes e únicos sobre a concorrência, por isso estão dispostos a pagar esses preços. Como tal, a empresa está empregando uma estratégia de diferenciação de produtos, ou como clientes únicos vêem bens e serviços.
No modelo de estratégias genéricas de Porter, o eixo horizontal é o grau em que uma empresa busca uma estratégia de baixo custo ou de diferenciação. É importante notar que esta não é uma decisão ou uma decisão. As empresas podem ter estratégias que são uma combinação de estratégias de baixo custo e diferenciação. Considere alguns dos comprimidos feitos pela Samsung. Eles não são tão baixos quanto alguns concorrentes, mas não são tão exclusivos quanto os iPads da Apple, o que os coloca no meio da escala de vantagens estratégicas.
Foco estratégico.
Além de escolher uma vantagem estratégica, as empresas selecionam um mercado-alvo. Um mercado-alvo é um grupo de consumidores que uma empresa vê como potenciais clientes e pode ser tanto na indústria quanto em foco em um segmento específico.
As empresas que buscam um foco em toda a indústria oferecem bens e serviços que são úteis para todo um mercado. Por exemplo, o iPad atrai um mercado amplo na medida em que atende às necessidades de estudantes, profissionais, jogadores, leitores e até crianças pequenas. Em contraste, a Microsoft Surface pretende ser mais uma substituição de laptops e é direcionada mais aos profissionais que trabalham. Enquanto o iPad da Apple pode ter mais foco em toda a indústria, a Microsoft Surface possui um foco de segmento específico.
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O foco de toda a indústria em relação ao segmento não é uma decisão ou outra. Como vantagem estratégica, cada opção é em lados opostos da mesma escala. Uma empresa ainda pode atender às necessidades de um grupo específico de consumidores, ao mesmo tempo que fornece bens e serviços para outros segmentos do mercado.
Evite estar preso no meio.
O modelo de estratégias genéricas de Porter não sugere que uma estratégia ou foco seja melhor do que outro. Em vez disso, os potenciais gestores podem usá-lo como ferramenta de tomada de decisão. Mas, enquanto uma estratégia não é necessariamente melhor do que outra, há uma área a evitar: estar preso no meio.
Os gerentes ficam presos no meio, quando as estratégias escolhidas não têm foco particular, mas tente em vez disso ser tudo para todos os clientes. Isso não é apenas impossível, mas também resulta em vendas mais baixas e maiores custos de retenção de clientes, tudo isso pode ser um fardo financeiro para uma empresa. No modelo de Porter, estar preso no meio é o mesmo que não ter realmente nenhuma direção.
Resumo da lição.
Michael Porter escreveu Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando Desempenho Superior para discutir estratégias genéricas, como os gerentes de modelos poderiam usar para pensar e identificar suas vantagens competitivas e foco no cliente. Eles podem alcançar a vantagem usando uma estratégia de baixo custo, em que uma empresa tenta oferecer produtos ou serviços comparáveis ​​aos seus concorrentes, mas a um custo menor; diferenciação de produtos, onde as empresas consideram como clientes únicos vêem bens e serviços; estratégia de foco, onde as empresas optam por se concentrar em uma indústria ou um segmento específico; ou uma estratégia combinada de liderança de custos e diferenciação.
Porter não disse que uma vantagem ou foco era melhor do que outro. No entanto, ele sugeriu que o único lugar que você não quer ser está preso no meio. Ao escolher estratégias que não têm foco particular, mas tentando ser todas as coisas para todos os clientes, as empresas ficam presas no meio e, finalmente, falham devido à falta de foco e direção.
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Estratégias genéricas de Porter.
Escolhendo sua rota para o sucesso.
Qual você prefere quando voa: uma companhia aérea barata e sem frescura ou um operador mais caro com níveis de serviço fantásticos e o máximo de conforto? E você já consideraria uma pequena empresa com apenas algumas rotas?
A escolha depende de você, é claro. Mas o ponto que estamos fazendo aqui é que quando você vem reservar um vôo, existem algumas opções muito diferentes disponíveis. Porque isto é assim? A resposta é que cada uma dessas companhias aéreas escolheu uma maneira diferente de obter vantagem competitiva em um mercado lotado.
Neste artigo e vídeo, analisaremos três abordagens descritas por Michael Porter.
Exceda e espere seus rivais escolhendo a estratégia certa para sua organização.
Os operadores sem frescura optaram por reduzir os custos ao mínimo e passar suas economias aos clientes com preços mais baixos. Isso os ajuda a conquistar o mercado e garantir que seus aviões estejam tão cheios quanto possível, diminuindo o custo. As companhias aéreas de luxo, por outro lado, concentram seus esforços em tornar seu serviço o mais maravilhoso possível, e os preços mais altos que eles podem comandar, como resultado, compensam seus custos mais altos.
Enquanto isso, as companhias aéreas menores tentam aproveitar ao máximo seu conhecimento detalhado de apenas algumas rotas para oferecer serviços melhores ou mais baratos do que seus rivais internacionais maiores.
Estratégias genéricas.
Essas três abordagens são exemplos de "estratégias genéricas", porque elas podem ser aplicadas a produtos ou serviços em todas as indústrias e a organizações de todos os tamanhos. Eles foram inicialmente apresentados por Michael Porter, em 1985, em seu livro, "Vantagem competitiva: criar e manter um desempenho superior".
Porter chamou as estratégias genéricas "Liderança de custo" (sem frescura), "Diferenciação" (criando produtos e serviços excepcionalmente desejáveis) e "Foco" (oferecendo um serviço especializado em um nicho de mercado). Ele então subdividiu a estratégia Focus em duas partes: "Focus de custo" e "Focus de diferenciação". Estes são mostrados na Figura 1 abaixo.
Os termos "Custo de foco" e "Foco de diferenciação" podem ser um pouco confusos, pois podem ser interpretados como significando "foco no custo" ou "foco na diferenciação". Lembre-se de que o Custeio de Custo significa enfatizar a minimização de custos dentro de um mercado focado, e o Foco de Diferença significa prosseguir a diferenciação estratégica dentro de um mercado focado.
A Estratégia de Liderança de Custo.
As estratégias genéricas de Porter são maneiras de ganhar vantagem competitiva e ndash; em outras palavras, o desenvolvimento da "borda" que lhe leva a venda e tira isso de seus concorrentes. Existem duas maneiras principais de conseguir isso dentro de uma estratégia de Liderança de Custo:
Aumentar os lucros através da redução de custos, enquanto cobra preços médios na indústria. Aumentando a participação de mercado através da cobrança de preços mais baixos, enquanto ainda faz um lucro razoável em cada venda, porque você reduziu os custos.
Lembre-se que a Liderança de custo é sobre como minimizar o custo para a organização da entrega de produtos e serviços. O custo ou preço pago pelo cliente é uma questão separada!
A estratégia Cost Liderança é exatamente essa & ndash; Envolve ser o líder em termos de custo em sua indústria ou mercado. Basta estar entre os produtores de menor custo não é bom o suficiente, pois você se deixa aberto para atacar por outros produtores de baixo custo que podem prejudicar seus preços e, portanto, bloquear suas tentativas de aumentar a participação no mercado.
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Você precisa estar confiante de que você pode alcançar e manter a posição número um antes de escolher a rota Liderança de custo. As empresas que conseguem alcançar a Liderança de custos geralmente têm:
Acesso ao capital necessário para investir em tecnologia que reduza os custos. Logística muito eficiente. Uma base de baixo custo (mão-de-obra, materiais, instalações) e uma maneira de reduzir de forma sustentável os custos abaixo dos de outros concorrentes.
O maior risco na busca de uma estratégia de Liderança de custos é que essas fontes de redução de custos não são exclusivas para você, e que outros concorrentes copiam suas estratégias de redução de custos. É por isso que é importante encontrar continuamente formas de reduzir todos os custos. Uma maneira bem sucedida de fazer isso é adotando a filosofia Kaizen japonesa de "melhoria contínua".
A Estratégia de Diferenciação.
A diferenciação envolve tornar seus produtos ou serviços diferentes e mais atraentes do que os de seus concorrentes. Como você faz isso, depende da natureza exata da sua indústria e dos produtos e serviços, mas geralmente envolve recursos, funcionalidades, durabilidade, suporte e também imagem de marca que seus clientes valorizam.
Para obter o sucesso de uma estratégia de diferenciação, as organizações precisam:
Boa pesquisa, desenvolvimento e inovação. A capacidade de fornecer produtos ou serviços de alta qualidade. Vendas efetivas e marketing, para que o mercado entenda os benefícios oferecidos pelas ofertas diferenciadas.
As grandes organizações que perseguem uma estratégia de diferenciação precisam permanecer ágil com seus novos processos de desenvolvimento de produtos. Caso contrário, eles arriscam ataques em várias frentes por concorrentes que seguem estratégias de Diferenciação de Foco em diferentes segmentos de mercado.
A Estratégia Focus.
As empresas que utilizam as estratégias Focus se concentram em nichos de mercado específicos e, ao entender a dinâmica desse mercado e as necessidades exclusivas dos clientes dentro dele, desenvolvam produtos de baixo custo ou bem especificados para o mercado. Como eles atendem os clientes em seu mercado de forma excepcional, eles tendem a criar uma forte lealdade na marca entre seus clientes. Isso torna seu segmento de mercado particular menos atraente para os concorrentes.
Tal como acontece com as amplas estratégias de mercado, ainda é essencial decidir se você irá prosseguir a Liderança ou Diferenciação de custos, uma vez que você selecionou uma estratégia de Foco como sua principal abordagem: o foco não é suficiente por conta própria.
Mas se você usa o foco de custo ou foco de diferenciação, a chave para fazer um sucesso de uma estratégia de foco genérico é garantir que você adicione algo extra como resultado de servir apenas esse nicho de mercado. Simplesmente não basta concentrar-se em apenas um segmento de mercado porque a sua organização é muito pequena para atender a um mercado mais amplo (se o fizer, corre o risco de competir contra ofertas de empresas de alto nível de recursos de melhor recursos).
O "algo extra" que você adiciona pode contribuir para reduzir custos (talvez através do seu conhecimento de fornecedores especializados) ou para aumentar a diferenciação (embora sua compreensão profunda das necessidades dos clientes).
Estratégias genéricas aplicam-se também a organizações sem fins lucrativos.
Um sem fins lucrativos pode usar uma estratégia de Liderança de custos para minimizar o custo de obter doações e obter mais por sua renda, enquanto que uma estratégia de diferenciação será comprometida com os melhores resultados, mesmo que o volume de trabalho que ele faz como um resultado é menor.
As instituições de caridade locais são ótimos exemplos de organizações que utilizam estratégias de Foco para obter doações e contribuir com suas comunidades.
Escolhendo a Estratégia genérica correta.
Sua escolha de qual estratégia genérica perseguir sustenta todas as outras decisões estratégicas que você toma, então vale a pena gastar tempo para corrigi-lo.
Mas você precisa tomar uma decisão: o Porter adverte especificamente contra a tentativa de "proteger suas apostas" seguindo mais de uma estratégia. Uma das razões mais importantes pelas quais este é um conselho sábio é que as coisas que você precisa fazer para tornar cada tipo de estratégia atrair diferentes tipos de pessoas. A Liderança de custos requer um foco interno muito detalhado nos processos. A diferenciação, por outro lado, exige uma abordagem altamente voltada para o exterior.
Então, quando você escolher qual das três estratégias genéricas é para você, é vital que você considere as competências e os pontos fortes de sua organização.
Use as seguintes etapas para ajudá-lo a escolher.
Para cada estratégia genérica, realize uma análise SWOT de seus pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças que você enfrentaria, se você adotasse essa estratégia.
Tendo feito isso, pode ser claro que é improvável que sua organização seja capaz de fazer sucesso em algumas das estratégias genéricas.
Use Five Forces Analysis para entender a natureza da indústria em que você está.
Compare as análises SWOT das opções estratégicas viáveis ​​com os resultados da análise de Five Forces. Para cada opção estratégica, pergunte-se como você poderia usar essa estratégia para:
Reduzir ou gerenciar a energia do fornecedor. Reduzir ou gerenciar o poder do comprador / cliente. Saia da rivalidade competitiva. Reduzir ou eliminar a ameaça de substituição. Reduzir ou eliminar a ameaça de nova entrada.
Selecione a estratégia genérica que lhe oferece o conjunto mais forte de opções.
As Estratégias genéricas de Porter oferecem um excelente ponto de partida para a tomada de decisões estratégicas.
Uma vez que você fez sua escolha básica, no entanto, ainda existem muitas opções estratégicas disponíveis. O Relógio de Estratégia do Bowman ajuda você a pensar no próximo nível de detalhes, porque ele divide as opções de Porter em oito sub-estratégias. Você também pode usar Análise USP e Análise de Competências Principais para identificar as áreas nas quais você deve focar para se destacar em seu mercado.
Pontos chave.
De acordo com o modelo de Estratégias Genéricas de Porter, existem três opções estratégicas básicas disponíveis para as organizações para ganhar vantagem competitiva. Estes são: Liderança de custos, diferenciação e foco.
As organizações que conseguem a Liderança de custos podem se beneficiar obtendo participação de mercado através da redução de preços (mantendo a lucratividade) ou mantendo os preços médios e, portanto, aumentando os lucros. Tudo isso é conseguido reduzindo os custos para um nível abaixo dos concorrentes da organização.
As empresas que seguem uma estratégia de diferenciação ganham participação de mercado, oferecendo recursos únicos que são valorizados por seus clientes. As estratégias de foco envolvem a realização de Liderança de Custo ou Diferenciação em nichos de mercado de maneiras que não estão disponíveis para jogadores mais abrangentes.
Aplique isso à sua vida.
Pergunte a si mesmo qual é a estratégia genérica da sua organização. Como isso afeta as escolhas que você faz no seu trabalho? Se você estiver em uma organização comprometida com a realização de Liderança de custos, você pode reduzir os custos contratando funcionários menos dispendiosos e treinando-os, ou reduzindo a rotatividade de pessoal? Você pode reduzir os custos de treinamento, criando esquemas internos para compartilhar habilidades e conhecimentos entre os membros da equipe? Você pode reduzir as despesas usando tecnologia, como videoconferência pela Internet? Se sua organização está buscando uma estratégia de Diferenciação, você pode melhorar o atendimento ao cliente? O Mapeamento da experiência do cliente pode ajudar aqui. Você pode ajudar a promover uma cultura de melhoria contínua e inovação em sua equipe? E se você está trabalhando para uma empresa que tenha escolhido uma estratégia Focus, que conhecimento ou experiência você pode usar ou desenvolver para agregar valor para seus clientes que não está disponível para concorrentes de mercado amplo?
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Porter & rsquo; S Generic Strategies.
Em 1985, em seu livro Competitive Advantage: Criando e Sustentando Performance Superior, Michael Porter, delineou um conjunto de estratégias genéricas que poderiam ser aplicadas a todos os produtos ou serviços. Porter chamou essas estratégias genéricas & # 8220; Custo Liderança & # 8221; & # 8220; Differentiation & # 8221; e & # 8220; Focus & # 8221 ;.
A Liderança de custo corresponde à experiência "sem frescura", como as companhias aéreas de baixo custo, que escolhem a estratégia de liderança de custos para obter vantagem competitiva. A diferenciação, por outro lado, corresponde aos provedores de luxo, como Rolls Royce ou Ferrari ou Gucci, Armani ou Prada. Essas empresas fornecem produtos ou serviços excepcionalmente desejáveis ​​aos seus clientes. O foco é a segmentação do mercado, oferecendo um produto ou serviço especializado em um nicho de mercado.
Porter mais tarde refinou seu modelo subdividindo a estratégia Focus em dois componentes: & # 8220; Custo Focus & # 8221; e & # 8220; Differentiation Focus & # 8221 ;.
Neste modelo revisado, o Custo de foco relaciona-se a enfatizar a minimização de custos em um escopo de mercado estreito (nicho de mercado). A diferenciação, da mesma forma, é sobre o aumento da diferenciação em um nicho de mercado.
Estratégia de Liderança de Custos.
As estratégias genéricas de Porter são maneiras de obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. O principal fator de sucesso em uma estratégia de liderança de custos é gerenciar a concorrência de forma externa. Existem duas abordagens chave para alcançar isso dentro de uma estratégia de Liderança de Custo:
Aumentar os lucros através da redução de custos; Aumentar a quota de mercado reduzindo os preços;
O preço é uma questão fundamental se a sua empresa quiser prosseguir uma estratégia de Liderança de custos, pois o escopo do mercado alvo é extremamente sensível ao preço. Uma desvantagem da estratégia do fornecedor de baixo custo é a erosão dos preços dos produtos, levando eventualmente o produto a ser retirado do mercado.
A prossecução de uma estratégia de baixo custo pode deixar uma empresa vulnerável ao ataque de outros provedores de baixo custo, que podem impedir você de aumentar a participação de mercado subestimando seus preços.
Para atingir com sucesso a Liderança de Custo, uma empresa precisa otimizar sua cadeia de valor. Isso pode ser feito usando as seguintes abordagens:
Realizar atividades da cadeia de valor de uma forma mais econômica do que seus concorrentes; Revise sua cadeia de valor para eliminar atividades desnecessárias (desperdício).
A realização de atividades de cadeia de valor de forma mais econômica pode ser alcançada por:
Outsourcing; Usando o poder de barganha das empresas para diminuir os custos dos fornecedores; Use economias de escala (compre materiais a granel); Investir na tecnologia para aumentar a eficiência da produção; Adotar métodos operacionais de economia de trabalho; .
Você também pode procurar oportunidades para otimizar sua cadeia de valor:
Ignorando o custo dos distribuidores e revendedores vendendo diretamente aos clientes; Substituindo certas atividades da cadeia de valor por tecnologia; Eliminando atividades de baixo valor; Reubicando instalações para reduzir custos de transporte ou manuseio; Oferecendo experiência sem frescura (produto ou serviço com ossos nus, e qualquer outra coisa que não seja essencial é cobrada extra); Limite da linha de produtos; ...
As estratégias de custo geralmente funcionam melhor quando há uma competição de preços ferozes entre os rivais, onde as ações anteriores podem ser postas em prática com sucesso. Se houver pouca diferenciação de produtos e os suprimentos estão prontamente disponíveis por vários fornecedores, as empresas podem comprar a granel (por exemplo, produção total) com desconto, diminuindo o custo e optando pela redução dos preços de varejo (aumento da participação de mercado ao competir no preço) ou manutenção preços e margem crescente. Esta é uma estratégia comum para grandes varejistas de alimentos que são fornecidos por produtores locais com pequenas e médias produções.
O maior risco de prosseguir uma estratégia de custo é que é bastante fácil para os concorrentes diretos seguir o exemplo, pois as formas descritas acima para alcançar a redução de custos não são únicas e estão prontamente disponíveis, tendo em vista o mesmo nível de investimento em reduzir custos. Uma maneira de ficar à frente da concorrência em um campo de jogo relativamente nivelado é introduzir a otimização contínua da produção e da cadeia de valor através da introdução de técnicas de fabricação enxuta como Six-Sigma ou Kaizen.
Estratégia de diferenciação.
A diferenciação significa tornar seus produtos (ou serviços) diferentes dos seus concorrentes ou mais atraentes para sua base de clientes. Isso é altamente dependente de seus vários fatores, como indústria, mercado, base de clientes e a natureza dos produtos ou serviços reais. Seja como for, tem que ser algo que faz com que seus produtos ou serviços se destaquem.
O principal fator de sucesso em uma estratégia de diferenciação é torná-lo muito difícil ou muito caro para os rivais replicarem seu produto ou serviço. Para conseguir isso, as empresas precisam investir em:
Pesquisa & amp; Desenvolvimento; Produção e entrega de produtos ou serviços de alta qualidade e únicos; Marketing e vendas para criar consciência e desejo por seus produtos exclusivos.
As empresas que perseguem uma estratégia de diferenciação podem exigir um preço superior por seus produtos ou serviços, eventualmente, ver o aumento das vendas unitárias devido ao fator de diferenciação, bem como a maior fidelidade do comprador. Exemplos do uso bem sucedido de uma estratégia de diferenciação são os sapatos de atletismo Nike, a Apple Computer e os automóveis Mercedes-Benz.
As empresas podem observar sua cadeia de valor para determinar onde elas podem encontrar oportunidades para introduzir a diferenciação:
Revise as atividades de R & D do produto para tentar incorporar características do produto que aumentam o desempenho do produto ou a percepção do valor do cliente; Revise a produção R e D e as atividades relacionadas à tecnologia para incorporar características do produto que melhorem a satisfação dos compradores; Revisar as atividades de distribuição e envio para incorporar recursos especializados ou serviços de valor agregado; Revise as atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente para incorporar atributos e características do produto que aumentam a percepção do comprador de produtos ou serviços distintivos e criem brand equity e aumentam a fidelidade do cliente; Uma estratégia de diferenciação é apropriada quando o segmento de clientes-alvo não é sensível ao preço, o mercado é competitivo ou saturado ou os clientes têm necessidades muito específicas, possivelmente desatendidas. Em qualquer caso, sua empresa precisa ter recursos e recursos únicos que lhe permitam satisfazer essas necessidades de maneiras difíceis de copiar. Tais recursos ou capacidades podem incluir patentes ou outra Propriedade Intelectual (IP), especialização técnica única (uma mistura de talentos individuais e identidade coletiva, por exemplo, design da Apple ou animações da Pixar), pessoal talentoso (por exemplo, uma equipe de esportes jogadores de estrelas ou comerciantes de estrelas de uma corretora), ou processos inovadores. Além disso, as empresas também podem investir no gerenciamento de marca, resultando em uma percepção aumentada de um produto diferenciado, mesmo quando o produto real é o mesmo que os concorrentes (por exemplo, café Starbucks e tênis normais da Nike). Isto é bastante comum entre as marcas de moda. O maior risco para as empresas que perseguem uma Estratégia de Diferenciação é o risco de ataque por concorrentes que buscam estratégias de Diferenciação de Foco em diferentes segmentos de mercado. Para mitigar essas empresas de risco que buscam um mercado amplo, a estratégia de diferenciação precisa ter um processo ágil de desenvolvimento de produtos, onde a inovação constante ajuda a manter os jogadores especializados à distância.
Estratégias de foco.
As estratégias de foco se concentram em nichos de mercado. As empresas que perseguem Focus Strategies têm uma compreensão profunda de um mercado específico e as necessidades exclusivas de seus clientes. Eles podem, portanto, desenvolver produtos únicos de baixo custo ou diferenciados ou serviços para esse mercado específico. Essas empresas geralmente têm uma lealdade de marca muito forte entre seus clientes e tendem a monopolizar esse segmento (particularmente em mercados menores), tornando-o menos atraente para os concorrentes, reduzindo assim o risco de ataque de outros jogadores de nicho, novos concorrentes ou concorrentes de mercado amplo que procuram Amplie sua base de clientes por meio de especialização em produtos ou serviços.
Estratégias de mercado estreitas são semelhantes aos seus nomes abrangentes do mercado. O que é fundamental é que as empresas que se concentrem em nichos de mercado precisam trazer algo novo para o mix & # 8211; algo que agrega valor aos clientes nesse mercado específico. Caso contrário, eles em breve competirão com empresas maiores, mais engenhosas e de maior alcance.
Aqui estão alguns exemplos do tipo de ações que as empresas podem querer observar ao prosseguir uma Estratégia de Custeio:
Reduzir o custo em toda a cadeia de valor ao se envolver com fornecedores especializados; Faça investimentos inteligentes em tecnologia especializada para aumentar a eficiência da produção; Elimine atividades na cadeia de valor que são supérfluas em seu segmento alvo; Adotar produção JIT; Limite a produção de produtos especializados para seu segmento-alvo.
Em uma Estratégia de Foco de Diferencia, as empresas podem:
Tornar os seus produtos ou serviços cada vez mais especializados; Aumente a diferenciação através da inovação e do seu conhecimento especializado sobre as necessidades dos seus clientes-alvo.
Escolha a estratégia certa - Não segure suas apostas.
Uma empresa deve gastar tempo e esforço para escolher a Estratégia genérica correta, pois isso irá suportar todas as outras opções estratégicas. A empresa precisa tomar uma decisão sobre qual estratégia usar e manter-se a longo prazo. Não é possível testar uma determinada opção de estratégia. Michael Porter alertou especificamente contra a tentativa de "cortar suas apostas" # 8221; empregando mais de uma opção de estratégia, pois cada estratégia atrai diferentes tipos de pessoas e requer abordagens radicalmente diferentes. A Estratégia de Diferenciação requer abordagens muito voltadas para o exterior, comunicativas e criativas, enquanto a Estratégia de Custo requer um foco profundo nos processos internos e na otimização em uma abordagem profundamente analítica. Tentando empregar múltiplas estratégias, geralmente renderizará uma empresa sem qualquer vantagem estratégica clara e em uma posição estratégica fraca. Essas empresas devem se tornar empresas rentáveis ​​e de baixa renda devido a uma cultura corporativa ambígua, estruturas organizacionais conflitantes e esquemas de incentivo contraditórios e ineficazes. Então, ao escolher qual estratégia genérica é ideal para sua empresa, atenda aos pontos fortes da sua empresa.
Use a Análise SWOT para determinar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua empresa em cada cenário de Estratégia Genérica; Use as Cinco Forças de Porter para avaliar o equilíbrio de poder e como isso pode afetar sua empresa; Use o Modelo de Congruência ou o McKinsey 7S Framework para determinar quais os drivers de desempenho que sua empresa teria em cada cenário; Analise de forma cruzada os resultados de cada descoberta e determine qual estratégia genérica oferece o conjunto mais forte de opções.

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