Jade Trade System.
Jade - Wikipedia.
Jade é uma rocha ornamental, mais conhecida por suas variedades verdes, que apresentam destaque na arte asiática antiga. O termo jade é aplicado a dois diferentes.
Jade Sapphire Mongolian Cashmere :: 6 - Ply Cashmere ...
Jade Sapphire Mongolian Cashmere :: 6 - Ply Cashmere Yarn 100% Cashmere Dedado à Mão em um Peso Prateado de 6 Plys.
Xtreme Jade Dynasty - Gerenciamento do servidor de visão.
Xtreme Jade é trazido a você pela equipe de gerenciamento original que começou a missão Visão em 2018. Ao longo dos anos, a Visão não mudou, a nossa maior.
Gems de Myanmar, Ruby Burmese, Jade, Safira.
5. A partir de 11 de julho de 2017, o cartão de admissão será emitido no Maniradana Jade Hall, Escritório de Registro para os comerciantes estrangeiros que já pagaram o.
Chá de Jade Oolong - Adagio Teas.
Jade oolong chá da montanha Tung Ting no condado de Nantou, Taiwan. Um chá muito apreciado, os oolongs de Jade são um aspecto bonito e verde profundo, com grande, bem.
Comércio - Europa Universalis 4 Wiki.
Resumo. O sistema comercial em jogo pode ser resumido da seguinte forma: os nós comerciais em todo o mundo estão conectados para formar uma rede global de comércio. Cada nó hospeda o.
Mara Jade Skywalker | Wookieepedia | FANDOM ...
Mara Jade Skywalker foi, durante diferentes momentos em sua vida, uma Mão do Imperador, um contrabandista e.
Jade: um material bonito e durável de nefrite ou ...
21.10.2017 & # 0183; & # 32; O que é Jade? & quot; Jade " é um termo cultural usado para um material muito durável que foi formado em ferramentas, esculturas, jóias, pedras preciosas e outros.
Jade - Jadeite Nephrite: a informação de gemas Jade ...
Guia detalhado de jóias e jóias sobre o jade de gemas, incluindo jadeite e nephrite.
The Perfect Aquaponics Fish - Jade Perch! | Agricultura ...
O estudo de 1998 revelou Jade Perch para ter maiores concentrações de óleos de peixe Omega 3 chegando em 2483mg por 100 gramas de filé de peixe. Deficiências em gorduras ómega 3.
Antropologia.
Além dos ossos e ampères; pedras.
The Jade Trade.
Em algum lugar no PNAS & # 8216; A lista das próximas publicações será um estudo sobre o comércio de jade, especificamente uma análise de peças de jade de nephrite que remontam a 3000 BC. da Ásia.
O estudo foi liderado por Hsiao-Chun Hung da Universidade Nacional Australiana. Esses indivíduos trocaram os pendentes da orelha em cerca de 1.000 anos. Esses brincos eram de todo o Mar da China Meridional: Cambo Costa e Vietnã, Tailândia peninsular, Filipinas ocidental, Taiwan do sul e Sarawak em Bornéu.
Fazendo algumas análises estruturais e químicas sobre a composição mineral, os pesquisadores descobriram que a maioria desses brincos eram feitos de jade de um local no leste de Taiwan, o Fengtian. Eles sugerem que o jade foi distribuído como espaços em branco e que os artesãos itinerantes podem ter viajado entre as terras costeiras, formando esses pingentes decorativos para os moradores ricos. Eu não sei como eles sabem disso porque a imagem à direita dos brincos para o Vietnã e as Filipinas tem um estilo notavelmente similar, indicando que eles podem ter origem em uma cultura de origem.
No entanto, os itens foram feitos, sua distribuição de uma fonte em centenas de milhas de oceano representa uma extensa rede comercial de um único mineral entre os povos antigos. É apenas rivaled com os adzes de pedra, descrevi há vários meses.
Compartilhar isso:
Relacionados.
Pós-navegação.
O artigo disse que leva muitas horas para polir jade com areia.
Recentemente, uma cidade costeira perto de Shanghai moderna foi encontrada datando de 4ka. As minas de diamantes estavam perto, o pó de diamante era usado para polir os eixos de pedra muito difíceis. Parece provável que o mesmo tenha sido feito para as peças de jade, talvez areia de quartzo e poeira de diamante misturada com água, para acelerar o trabalho.
Suínos polinésios originários do Vietnã, galinhas originárias do sudeste asiático. Muitos bens e serviços foram trocados em uma ampla rede. O número 5, é de Lima, Vietnã (Cham), Filipinas, Samoa, Madagáscar, Bali, etc., indicando termos comerciais comuns. Jade & amp; O bronze foi amplamente comercializado.
Pergunto-me se o enorme dinheiro de pedra na Micronésia Yap / Truk foi simplesmente moedas redondas chinesas (com furo de donut no centro para amarrar), ampliadas porque os nativos não possuíam um sistema de valores numérico escrito.
Ancient Olmec Trade and Economy.
A cultura olmeca prosperou nas terras úmidas da costa do golfo do México de cerca de 1200 a 400 aC. Eles eram grandes artistas e engenheiros talentosos que tinham uma religião e uma visão de mundo complexas. Embora muitas informações sobre os olmecas tenham sido perdidas no tempo, os arqueólogos conseguiram aprender muito sobre sua cultura de várias escavações em torno da pátria dos olmecas. Entre as coisas interessantes que aprenderam, é o fato de que os olmecas eram comerciantes diligentes que tinham muitos contatos com as civilizações mesoamericanas contemporâneas.
Comércio Mesoamericano antes dos Olmecas.
Por 1200 aC, as pessoas da Mesoamérica - México atual e América Central - estavam desenvolvendo uma série de sociedades complexas. O comércio com clãs e tribos vizinhos era comum, mas essas sociedades não possuíam rotas comerciais de longa distância, uma classe mercante ou uma forma de moeda universalmente aceita, de modo que estavam limitadas a uma rede comercial de baixo custo. Os itens premiados, como a jadeita guatemalteca ou uma faca de obsidiana afiada, podem muito bem chegar longe de onde foi minado ou criado, mas apenas depois de ter passado pelas mãos de várias culturas isoladas, negociadas de um para o outro.
Amanhecer dos Olmecas.
Uma das conquistas da cultura olmeca foi o uso do comércio para enriquecer sua sociedade. Cerca de 1200 aC, a grande cidade olmeca de San Lorenzo (seu nome original é desconhecida) começou a criar redes comerciais de longa distância com outras partes da Mesoamérica.
Os olmecas eram artesãos qualificados, cuja cerâmica, celtas, estátuas e figurinhas se tornaram populares para o comércio. Os olmecas, por sua vez, estavam interessados em muitas coisas que não eram nativas de sua parte do mundo. Seus comerciantes trocaram por muitas coisas, incluindo pedras como basalto, obsidiana, serpentina e jadeite, mercadorias como produtos de sal e animais, como peles, penas brilhantes e conchas marinhas.
Quando San Lorenzo declinou após 900 aC, foi substituído em importância por La Venta, cujos comerciantes reinventaram muitas das mesmas rotas comerciais que seus antepassados haviam usado.
Olmec Economia.
Os olmecas precisavam de bens básicos, como alimentos e cerâmica, e itens de luxo como a jadeíta e as penas para fazer ornamentos para governantes ou rituais religiosos. Os "cidadãos" mais comuns dos olmecas estavam envolvidos na produção de alimentos, cuidando campos de culturas básicas, como o milho, os feijões e a abóbora, ou pescaram os rios que fluíam pelos territórios olmecas. Não há evidências claras de que os olmecas trocavam de alimento, já que não foram encontrados restos de produtos alimentares nativos da região nos sítios olmecas. As exceções a isso são o sal e o cacau, que possivelmente foram obtidos através do comércio. Parece que houve um rápido comércio de itens de luxo, como a obsidiana, serpentina e peles de animais, no entanto.
Os olmecas e os mokaya.
A civilização Mokaya da região de Soconusco (sudeste de Chiapas no México atual) foi quase tão avançada quanto os olmecas. O Mokaya desenvolveu os primeiros chefes conhecidos da Mesoamérica e estabeleceu as primeiras aldeias permanentes. As culturas Mokaya e Olmec não estavam muito distantes, geograficamente, e não foram separadas por obstáculos insuperáveis (como uma cordilheira extremamente alta), por isso fizeram parceiros comerciais naturais.
Os Mokaya evidentemente respeitaram os olmecas, quando adotaram os estilos artísticos olmecas na escultura e na cerâmica. Os ornamentos olmecas eram populares nas cidades de Mokaya. Através de seus parceiros comerciais da Mokaya, os olmecas tinham acesso ao cacau, sal, penas, peles de crocodilo, peles de jaguar e pedras desejáveis da Guatemala, como jadeite e serpentina.
Os olmecas na América Central.
O comércio Olmec se expandiu até a atual América Central: há evidências de que as sociedades locais tenham contato com os olmecas na Guatemala, Honduras e El Salvador. Na Guatemala, a aldeia escavada de El Mezak produziu muitas peças de estilo olmeca, incluindo eixos de jadeite, cerâmica com desenhos Olmec e motivos e figurinhas com o distintivo feroz Olmec baby-face. Há mesmo um pedaço de cerâmica com um design Olmec foram-jaguar.
Em El Salvador, foram descobertos muitos knicks de estilo olmeca e, pelo menos, um site local erguiu um montículo de pirâmide artificial, semelhante ao complexo C de La Venta. Em Honduras, os primeiros colonos do que seria a grande cidade-estado maia de Copán mostraram sinais de influência olmeca em sua cerâmica.
O Olmeca e o Tlatilco.
A cultura Tlatilco começou a se desenvolver aproximadamente ao mesmo tempo que os olmecas. A civilização Tlatilco estava localizada no centro do México, na área ocupada hoje pela Cidade do México. As culturas de Olmeca e Tlatilco evidentemente estavam em contato um com o outro, provavelmente através de algum tipo de comércio, e a cultura Tlatilco adotou muitos aspectos da arte e da cultura olmecas. Isso pode ter incluído alguns dos deuses olmecas, como as imagens do Deus Olmeca e o Deus do olho agudo aparecem nos objetos de Tlatilco.
O Olmeca e Chalcatzingo.
A antiga cidade de Chalcatzingo, no atual Morelos, teve um amplo contacto com Olmecas de La Venta-era. Localizado em uma região montanhosa no vale do rio Amatzinac, Chalcatzingo pode ter sido considerado um lugar sagrado pelos olmecas. De cerca de 700-500 aC, Chalcatzingo foi uma cultura em desenvolvimento e influente com conexões com outras culturas do Atlântico para o Pacífico. Os montes levantados e as plataformas mostram a influência dos olmecas, mas a conexão mais importante é nas 30 esculturas que são encontradas nos penhascos que cercam a cidade. Estes mostram uma influência olmeca distinta em estilo e conteúdo.
Importância da Olmec Trade.
Os olmecas eram a civilização mais avançada do seu tempo, desenvolvendo um sistema de escrita precoce, uma pedra avançada e conceitos religiosos complicados antes de outras sociedades contemporâneas.
Por essa razão, eles tiveram grande influência sobre as culturas com as quais entraram em contato.
As redes comerciais olmecas são de grande interesse para arqueólogos e historiadores. Uma das razões pelas quais os olmecas eram tão importantes e influentes - para alguns, a & # 34; mãe & # 34; cultura da Mesoamérica - foi o fato de terem um amplo contato com outras civilizações do vale do México até a América Central. Esses outros grupos, mesmo que não abraçassem a cultura olmeca, estavam pelo menos em contato com isso. Isso deu muitas civilizações díspares e difundidas uma referência cultural comum.
Coe, Michael D e Rex Koontz. México: dos olmecas aos astecas. 6ª edição. Nova York: Tamisa e Hudson, 2008.
Diehl, Richard A. Os Olmecas: Primeira civilização da América. Londres: Tamisa e Hudson, 2004.
sistema de comércio de jade
Myanmar "Big State Secret"
O jade mais valioso do mundo é encontrado nas colinas de Kachin, no norte de Myanmar.
Esta investigação de 12 meses revela que vale mais do que se pensava anteriormente - até US $ 31 bilhões em 2018 sozinhos. Isso equivale a quase metade do PIB de todo o país, o que dificilmente o precisa. Mas quase nenhum dos fundos está chegando às pessoas comuns ou aos cofres do Estado.
Em vez disso, o comércio é controlado pelas elites militares, os senhores da droga sancionados pelos Estados Unidos e as empresas comerciais que o governo rebranded do país diz que está consignando no passado. Essas redes criam grandes lucros, enquanto as pessoas locais sofrem abusos terríveis e vêem sua herança natural arrancada de seus pés. Essas injustiças estão provocando agitação em uma região já instável e volátil.
À medida que as eleições históricas se aproximam, é difícil exagerar o significado dessas descobertas para o futuro de Myanmar. Nossas investigações mostram que as elites que entre elas têm mais a perder de um futuro aberto e justo também têm acesso a um vasto fundo de queda em forma de setor de jade. Isso levanta questões reais para o governo de Mianmar e seus parceiros internacionais, especialmente os EUA.
Jade é o grande segredo do estado do governo de Mianmar.
Jade businessman, Kachin State.
A Global Witness estima que o valor da produção de jade foi de US $ 31 bilhões em 2018 sozinho. Esse valor equivale a 48% do PIB oficial de Mianmar.
Até agora, o valor do setor de jade foi quase impossível de determinar. Mas com base em novas pesquisas e análises, a Global Witness estima que o valor da produção de jade tenha sido de US $ 31 bilhões em 2018 sozinho. Para colocar isso em perspectiva, este valor equivale a 48% do PIB oficial de Mianmar e 46 vezes o gasto público em saúde.
A árvore está no nosso jardim, mas não temos permissão para comer a fruta.
Jade businessman, Kachin State.
Claramente, de forma aberta, justa e sustentável, esta indústria poderia transformar a fortuna da população de Kachin e ajudar a impulsionar o desenvolvimento em Myanmar.
Em vez disso, as pessoas do estado de Kachin estão vendo seus meios de subsistência desaparecerem e sua paisagem quebrada pela intensificação da disputa pelo seu bem mais valorizado. Aqueles que estão no caminho das armas e das máquinas enfrentam problemas de terra, intimidação e violência, enquanto as condições nas minas podem ser fatalmente perigosas:
A Global Witness estima que o valor da produção de jade foi de US $ 31 bilhões em 2018 sozinho. Esse valor equivale a 48% do PIB oficial de Mianmar.
A Global Witness estima que o valor da produção de jade foi de US $ 31 bilhões em 2018 sozinho. Esse valor equivale a 48% do PIB oficial de Mianmar.
O negócio de jade também é um motor significativo do conflito armado mais intratável de Mianmar, que atravessa o governo central contra a Organização da Independência de Kachin Independence / Kachin (KIA / KIO). A indústria gera fundos para ambos os lados em uma guerra que reivindicou milhares de vidas e viu 100 mil pessoas deslocadas desde que reiniciaram em 2018.
No entanto, enquanto a situação é terrível, as oportunidades de mudança são reais. Os reformadores do governo assinaram a Myanmar até a Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativistas (EITI), um quadro internacional para combater a corrupção. Eles também iniciaram conversações de paz com o KIA / KIO. Estes são movimentos promissores, mas ambos correm o risco de ficarem aquém se eles não abordam diretamente a necessidade de um sistema mais justo e responsável de gerenciar o recurso natural mais importante do país.
Os governos ocidentais que apoiam o governo, especialmente os EUA, têm um papel fundamental a desempenhar aqui. Com uma série de sanções impostas aos indivíduos nomeados neste relatório e um papel de liderança no processo EITI, os EUA estão excepcionalmente bem colocados para ajudar a tirar o comércio de jade das mãos de líderes e defensoras militares.
Este breve relatório on-line é retirado do Resumo Executivo do nosso relatório principal, que está disponível aqui com referências completas. Ele estabelece a escala épica do comércio de jade do país, as elites corruptas que o controlam e o que precisa ser feito pelo governo de Mianmar e seus parceiros internacionais para consertá-lo.
Agora, as montanhas de jade desaparecem em poucos dias.
Jade businessman, Kachin State.
Durante anos, o setor de jade de Mianmar foi atolado em segredo. As pessoas comuns não conseguiram acessar dados básicos sobre quais empresas detêm licenças de mineração; que são os verdadeiros proprietários dessas empresas; como as licenças são alocadas; quais são os termos dos contratos; o que estão pagando o governo; e quanto eles estão produzindo.
Devido a isso, pouca atenção tem sido paga até agora para quem se beneficia realmente do jade rush, ou como isso se assemelha aos esforços de reforma. Este relatório pretende começar a mudar isso, identificando pela primeira vez os principais atores das empresas premiadas concessões de jade pelo governo.
O sistema de licenciamento de jade de Myanmar está aberto a corrupção e amiguismo. As principais concessões estão em áreas controladas pelo governo do município de Hpakant, no estado de Kachin, e os blocos são premiados através de um processo de controle centralizado, que várias fontes da indústria dizem favorecer empresas ligadas a figuras poderosas e altos funcionários. Nas palavras de um empresário de jade, "se houver um grande chapéu envolvido [em uma oferta], eles certamente vão conseguir".
Nossa lista de pessoas envolvidas no comércio de jade hoje lê como quem é quem dos dias mais sombrios do governo da junta em Mianmar. Eles incluem:
Além de desempenhar um papel crítico no governo de Mianmar, o ministro Ohn Myint é bem conhecido por suas ameaças para tapar pessoas.
Outras figuras militares importantes incluem o Vice-Ministro do Bem-Estar Social, Alívio e Reassentamento e ex-brigadeiro Geral Telefone Swe, e vice-ministro de Comunicação e Tecnologia da Informação, e ex-grande geral e diretor de compras de defesa no Ministério da Defesa, Win Than.
Vice-Ministro do Bem-Estar Social, Alívio e Reencaminhamento Telefone Suiça.
A pesquisa Global Witness indica que esses números estão fazendo grandes quantidades de jade. As famílias Than Shwe, Maung Maung Thein e Ohn Myint detém múltiplas concessões que, entre elas, geraram vendas antes de impostos de US $ 220 milhões no emporium de jade de 2018 (a venda oficial de jade do governo) e US $ 67 milhões no empacotamento de 2018.
Outra empresa que a Global Witness acredita ser parte do grupo da família Than Shwe registrou vendas de outros US $ 150 milhões em todos os emuladores de 2018 e 2018 combinados. À medida que o país se dirige para as eleições, quando muitos defensores da força pode financiar violência sectária e truques sujos, os cidadãos de Mianmar precisam urgentemente saber onde o dinheiro do jade está indo.
O exército de Myanmar - conhecido como Tatmadaw - também tem participações oficiais no setor de jade, principalmente através de suas empresas Myanma Economic Holdings Limited e Myanmar Economic Corporation.
A análise da Global Witness sobre os dados do empório de 2018 sugere que essas empresas venderam o jade de qualidade mais alta, com um preço médio de mais de US $ 13.000 por quilograma. Entre eles, as vendas oficiais de emporium de empresas do exército totalizaram US $ 180 milhões em 2018 e US $ 100 milhões em 2018.
Essas empresas são consideradas como um fundo fora do orçamento para o comandante em chefe. Muitas pessoas no estado de Kachin acreditam que as receitas de jade estão ajudando a subscrever a guerra do exército contra o Kachin Independence Army / Kachin Independence Organization (KIA / KIO).
Toda a qualidade jade pertence às famílias dos generais.
Há também conexões entre o comércio de jade e os senhores da droga. Wei Hsueh Kang é um chefe de narcóticos e financiador de longa data do grupo armado étnico United Wa State Army / Party (USWA / P) que tem uma recompensa de US $ 2 milhões no governo dos EUA em sua cabeça. Existe uma forte evidência de que ele controla um grupo de empresas que agora são, sem dúvida, os jogadores dominantes na indústria de jade de Myanmar. As empresas administradas por Wei Hsueh Kang e outras figuras relacionadas à UWSA / P foram pesos pesados no negócio de jade desde a década de 1990.
O barão de drogas Wei Hsueh Kang tem uma recompensa de US $ 2 milhões no governo dos EUA.
A introdução de sanções dos EUA forçou uma mistura da manada em meados da década de 2000, mas as investigações da Global Witness identificaram cinco empresas que acreditamos serem agora a frente dos empreendimentos de jade de Wei Hsueh Kang. Essas empresas registraram vendas antes de impostos de US $ 100 milhões em todo o empacotamento de gemas do governo de 2018 e 2018.
'Numa primeira vez' Tay Za.
Além disso, as empresas "amigas" - empresas que emergiram e prosperaram sob a junta militar de Than Shwe - também são atores importantes no negócio de jade. Os mais notáveis são o grupo Ásia World criado pelo senhor da droga de Kokang, Lo Hsing-Han, e o grupo Htoo, liderado por "Tay Za" número um, ambos sujeitos a sanções dos EUA.
Os pertences de Zaw Win Maung, mortos por uma escavadora de retroescavadeira em um lixo usado por uma empresa ligada ao Ever Winner. Ele deixou uma esposa e um filho de 5 anos - sua família diz que não recebeu nenhuma compensação.
Muito mais significativo, mas praticamente desconhecido é o poderoso grupo de empresas Ever Winner, que parece abranger 12 empresas de mineração de jade.
As empresas do Ever Winner entre eles fizeram cerca de US $ 190 milhões em vendas oficiais de emporium em 2018 e pouco mais de US $ 120 milhões em 2018. A pesquisa Global Witness indica que seus proprietários estão conectados a magnatas politicamente influentes, incluindo Aung Ko Win, chefe do grupo KBZ e O maior banco de Myanmar e o magnata da mídia, Kyaw Win, o operador da televisão por satélite Skynet.
Claramente, o envolvimento extenso desta gama de indivíduos e organizações no comércio de jade deve soar sinos de alarme para todos aqueles que estão envolvidos na construção de um futuro pacífico e próspero para a Myanmar.
No entanto, essas não são apenas preocupações políticas. O sigilo e o abuso em jogo no setor de jade também podem representar grandes problemas para empresas globais que operam no país. A Coca-Cola Company e a Caterpillar Inc. foram recentemente capturadas à medida que novas informações sobre seus parceiros e associados locais vieram à luz.
Apesar de um processo de devida diligência de sete dígitos, a Coca-Cola não conseguiu identificar os interesses de seus parceiros locais na indústria de jade, incluindo uma longa associação com a empresa militar Myanmar Economic Holdings Limited. O gigante das bebidas afirmou em uma carta que "A Coca-Cola Company foi transparente sobre nossa joint venture e operações em Myanmar e continuamos a ultrapassar os Requisitos de Relatórios do Departamento de Estado sobre Investimento Responsável na Birmânia".
A Caterpillar, enquanto isso, hospedou em pelo menos cinco países, o líder de um grupo de empresas jade, a Global Witness acredita ser controlada pelo senhor da droga, Wei Hsueh Kang. Em uma resposta às perguntas, a empresa disse que a sua diligência não demonstrou que as empresas nomeadas pela Global Witness sejam detidas ou controladas por "uma parte sancionada".
Jade e conflito armado.
Jade está inextricavelmente ligado ao conflito no estado de Kachin. Observar as empresas licenciadas controladas por seus piores inimigos engolir sua herança natural é uma fonte de ressentimento a fogo ferroso entre os povos de Kachin.
Cerca de 2000 pessoas formam um protesto contra abusos por empresas mineradoras licenciadas pelo governo.
Como alguns diziam: "a árvore está no nosso jardim, mas não temos permissão para comer a fruta". Tais percepções são profundamente enraizadas e uma parte importante da narrativa nacionalista que leva Kachins a desconfiar ou a resistir ativamente o controle do governo central. A relação entre jade e conflito é importante por pelo menos três outros motivos:
Os soldados do Exército da Independência de Kachin ficam de guarda em um ponto de controle.
A corrupção do comércio de jade de Mianmar - "Seção"
Novo relatório identifica os principais atores da indústria que obtiveram bilhões de valor da gema preciosa no ano passado.
YANGON, Myanmar - A vasta indústria de jade de Myanmar está sendo usada como um fundo de esmagamento por uma rede de elites militares, senhores da droga e companheiras que exploram ilegalmente o valioso recurso por dezenas de bilhões de dólares por ano, de acordo com um relatório divulgado em Sexta-feira pela Global Witness.
A investigação de um ano, intitulada "Big State Secret" de Jade: Myanmar, identifica uma série de atores-chave da indústria que obtiveram US $ 31 bilhões em jade no ano passado, um equivalente a quase metade da economia total de Myanmar.
Global Witness, o ativista da corrupção ambiental, as redes estimadas no país garantiram um total de US $ 122,8 bilhões contra o jade da pastagem na última década.
"A indústria de jade de Myanmar pode muito bem ser o maior golpe de recursos naturais na história moderna. As somas de dinheiro envolvidas são quase incompreensivelmente altas e o nível de responsabilidade está no fundo do rock ", afirmou o relatório.
Os números da indústria são um olhar raro em um setor secreto, fora dos livros, onde não existem dados confiáveis. Eles também estão muito longe das estimativas anteriores.
De acordo com os dados de importação do governo chinês, as importações de pedras preciosas de Myanmar valiam US $ 12,3 bilhões em 2018, enquanto outras estimativas não oficiais eram muito menores.
Como grande parte da indústria de pedras preciosas de Myanmar, uma grande maioria do comércio é conduzida ilicitamente através do cruzeiro através da fronteira com a China.
Centro de disputas.
Como um dos recursos mais preciosos de Mianmar, jade esteve no centro de uma das maiores disputas de Mianmar entre as forças governamentais e o exército / organização rebelde Kachin (KIA / KIO) no estado de Kachin e o exército estadunidense do estado de Wa no estado norte de Shan .
Desde 1990, a KIA / KIO e os militares formaram e quebraram acordos de cessar-fogo resultando no deslocamento de mais de 100 mil pessoas, já que as conquistas de terras e as guerras forçaram os habitantes locais de suas casas.
Mas, com concessões de terras sobre enormes depósitos de jade, em grande parte controlados por apenas um pequeno punhado de empresários ligados às forças armadas, os lucros do comércio - provenientes da alta demanda da China - não conseguiram chegar às áreas das quais são levados, deixando muitos em pobreza, enquanto a própria mineração teve um grande impacto ambiental.
"O negócio de jade está causando estragos nas pessoas e no ambiente de Kachin, onde a pedra é minada. As condições em torno das minas são muitas vezes fatalmente perigosas e as drogas e a prostituição são endêmicas, enquanto aqueles que estão no caminho das armas e das máquinas enfrentam gargantas, intimidação e violência ", afirmou Global Witness em um comunicado que acompanha o relatório.
Embora existam cerca de 100 grandes empresas mineiras que operam em Myanmar, elas são controladas por apenas 10 ou 15 proprietários, de acordo com o relatório.
Entre os citados como os principais beneficiários do lucrativo comércio estão os antigos e atuais funcionários governamentais e militares.
Também na lista está Wa State Army e United Wa State Party líder Pao Yu Hsiang e Wei Hsueh Kang, o mais famoso senhor da droga de Mianmar, que é procurado nos Estados Unidos por delitos relacionados a drogas.
Problemas com jade.
Com algumas das reservas de jade maiores e de melhor qualidade do mundo, Myanmar extraiu 16,68 milhões de quilogramas de jade em 2018, com o Hpakant do estado de Kachin para as reservas mais densas com cerca de 35 mil hectares de depósitos, de acordo com o relatório.
Lamawng La Tawng, pastor e líder da comunidade que vivia em Hpakant, disse a Al Jazeera que a cidade de 331 mil habitantes se transformou em uma miséria quase completa desde que as empresas de mineração se mudaram para a região em meados da década de 1990.
"Há muito tempo, as pessoas de Hpakant estavam bem, mas depois da década de 1990, quando algumas empresas vieram e começaram a extrair jade - ficou muito pior. Eles começaram a cavar as montanhas e agora há uma grande inundação aqui e as pessoas têm que sair de suas casas porque as empresas estão levando a terra ", disse La Tawng.
Mas os problemas não param por aí.
"Mesmo que tenha havido um problema de drogas aqui antes, é muito pior porque as grandes empresas têm vínculos com o comércio de drogas", disse La Tawng. "Todas as pessoas estão se preocupando todos os dias. As pessoas estão comprando sacos de drogas, em vez disso, usando dinheiro para comida. "
De acordo com o relatório, o Emporium de gemas de Myanmar de 2018 - a principal venda oficial de jade do governo, que está voltada para compradores internacionais - apresentou jade vendido por US $ 2,89 milhões por quilograma.
Um único quilograma do jade com preços mais altos vendido no emporium teria gerado receita suficiente para financiar 147 clínicas de saúde no estado de Kachin por um ano, disse.
O maior problema é que as pessoas não têm direitos de propriedade. Um acordo de compartilhamento mútuo que beneficia as pessoas lá é muito importante para uma área de mineração de jade. Os ganhos são apenas para os amigos e as pessoas envolvidas no governo central ", disse Tsa Ji, secretário-geral do Grupo Kachin Development Networking, uma associação de grupos da sociedade civil de Kachin e organizações de desenvolvimento dentro do estado de Kachin e no exterior.
Com o Myanmar em direção a suas primeiras eleições gerais abertas em 25 anos em 8 de novembro, os analistas concordam que o novo governo precisará enfrentar uma nova estratégia de participação e compartilhamento de receita, em conjunto com a KIA / KIO e os grupos locais da sociedade civil, se a situação for melhorar.
"Pequena produção, como muitos outros recursos naturais ricos, apresenta uma fonte importante para a receita fiscal e o fundo de investimento público do país", disse Cyn-Young Park, economista chefe assistente do Banco Asiático de Desenvolvimento.
"Os resultados derivados dos recursos naturais devem ser gerenciados adequadamente e adequadamente compartilhados entre os governos central e regional".
Notícias relacionadas.
Encontre a Al Jazeera America na sua TV.
Receba atualizações de e-mail da Al Jazeera America.
Inscreva-se para o nosso boletim informativo semanal.
Com a próxima votação, os EUA adotam a política de Myanmar em espera e exibição.
Os observadores dizem, além das eleições, a política do governo em relação à minoria Rohingya é um critério para a reforma.
As campanhas de Suu Kyi de Myanmar em Rakhine, mas evitarão as áreas de Rohingya.
Hardliners acusam Suu Kyi de ser muito amigável com os muçulmanos em contraste com a crítica global do silêncio sobre a situação de Rohingya.
Amnesty International diz que o número de mortos de Rohingya é maior do que as estimativas da ONU.
O grupo de direitos humanos detalla os golpes e abusos enfrentados nos barcos por minoria étnica buscando refúgio de Mianmar.
Escolhas do editor.
Receba atualizações de e-mail da Al Jazeera America.
Inscreva-se para o nosso boletim informativo semanal.
Desculpe, o seu comentário não foi salvo devido a um problema técnico. Tente novamente mais tarde ou use um navegador diferente.
Seu Mundo Esta Manhã.
Seu Mundo Esta Manhã.
Al Jazeera America News.
Al Jazeera America News.
Al Jazeera America News.
© 2018 Al Jazeera America, LLC. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment